Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Lipoma

Lipoma

O Lipoma é um tumor benigno de gordura que ocorre em geral na parte subcutânea da pele sendo detectável muitas vezes somente pela palpação do local e outras vezes se tornando visível pelo abaulamento da pele que o recobre.

Os lipomas podem ser assintomáticos ou dolorosos e ocorrem como lesão única no indivíduo ou serem números e múltiplos, mostrando uma tendência pessoal ou familiar.

Sim, existem casos familiares que são chamados de lipomatoses. Estes pacientes podem ter dezenas e até centenas de lesões de lipomas.

Os lipomas podem surgir e se manterem de tamanhos diminutos, assim como podem crescer e se tornarem lesões gigantes de grande incômodo para o paciente.

Por isso pode haver indicação de remoção cirúrgica do lipoma que é o tratamento padrão para essas lesões.

A remoção do lipoma costuma ser feita com anestesia local em consultório, sendo exceção as lesões gigantes que podem precisar de internação hospitalar para remoção de forma mais segura.

Principais dúvidas sobre Lipoma

Em geral não, mas há sim algumas poucas lesões que podem doer à palpação ou espontaneamente. Nestes casos deve-se suspeitar de que seja angiolipomas, ou seja, a associação de lipomas com vasos sanguíneos. Os casos dolorosos têm indicação de remoção cirúrgica para resolução do quadro.

Embora seja raríssima a transformação de lipomas em câncer, isso é possível. Essa transformação se dará em angiolipossarcomas que serão lesões mais firmes ou duras à palpação, dolorosas e em crescimento. Lipomas com esses sintomas devem ter indicação de remoção e exame anátomo-patológico.

Os lipomas podem ser apenas observados, pois a chance de causarem algum problema à saúde é muito baixa, mas, caso haja indicação ou desejo de tratamento, o melhor e único tratamento para os lipomas é a remoção cirúrgica.