Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Acne

Acne

A acne é uma doença da pele caracterizado pelo comedões (cravos) abertos ou fechados (pretinhos ou amarelos) e pápulas e pústulas inflamatórias (bolinhas vermelhas e bolinhas de pus).

Ela é relacionada a oleosidade da pele, presença de bactérias, obstrução de poros e inflamação. Como a oleosidade da pele está intimamente relacionada com os hormônios a acne se inicia comumente na adolescência com o início da produção hormonal nos meninos e meninas e pode se estender por toda vida adulta.

Muitas pessoas acreditam no mito de que basta esperar a adolescência passar que a acne melhorará, mas isso não é verdade por 2 motivos:

1 – a acne pode continuar mesmo após o final da adolescência;

2 – a acne pode ser tão intensa ou causar tanto impacto na vida do adolescente que esperar até o fim da adolescência pode causar danos irreversíveis desde cicatrizes na pele até cicatrizes psicológicas na autoestima.



Portanto a acne deve ser avaliada por um Dermatologista que irá tratar da forma mais indicada em cada caso e o tratamento pode envolver:

– orientações alimentares;

– limpeza de pele com esteticista;

– medicações tópicas na forma de cremes, géis, sabonetes e loções;

– medicamentos orais como antibióticos e bloqueadores hormonais;

– medicamentos orais específicos como Isotretinoína (Roacutan);

– peelings químicos;

– laseres.

Nem todos pacientes precisarão de todos tantos tratamentos, mas cada caso precisa ser tratado conforme o impacto que causa para aquele paciente.

E evitar as cicatrizes deve ser um objetivo precoce, pois tratar as sequelas da acne pode ser mais difícil que tratar a própria acne.

Principais dúvidas sobre acne

O chocolate pode sim desencadear surtos de acne, pois a maior parte dos chocolates contém açúcar e leite que são conhecidos como desencadeantes de acne

Se você não resiste à tentação do chocolate o melhor é optar pelos chocolates com maior teor de cacau e menos açúcar e leite como os amargos e 70%.

A isotretinoína cuja marca referência é o Roacutan é uma medicação com mais de 20 anos de experiência mundial e cuja segurança no tratamento da acne está comprovada.

Como toda medicação existem possíveis efeitos colaterais e cuidados que devemos estar atentos e prevenir.

Um dos pontos mais importantes do uso desta medicação é que as mulheres NÃO DEVEM DE FORMA ALGUMA ENGRAVIDAR DEVIDO AO RISCO DA MEDICAÇÃO CAUSAR DEFEITOS NO BEBÊ.

Outro ponto de cuidado é que durante o tratamento não se deve consumir bebidas alcóolicas, pois tanto a medicação quanto o álcool são purificados do organismo no fígado e, ao misturá-los, podemos sobrecarregar e intoxicar o fígado. E isso é válido para diversas outras medicações além do Roacutan.

É importante também saber se o paciente já não tem colesterol alto e se o colesterol e enzimas do fígado se mantem normais ao longo do tratamento. Por isso durante o tratamento realizamos exames de sangue periódicos

Uma dúvida frequente também é sobre a possibilidade da medicação desencadear processos depressivos, o que realmente é relatado na bula, mas que estudos ao redor do mundo revelam que a própria presença de uma acne mais intensa já pode desencadear processos depressivos e que haveria mais ganho em trata-la do que deixa-la por receio da medicação. De qualquer forma isso também é acompanhado pelo Dermatologista durante o tratamento.

A acne na vida adulta tem se tornado cada vez mais comum. Uma entidade chamada acne da mulher adulta foi descrita, embora os homens também frequentemente tenham acne na vida adulta.

As causas podem ser diversas como:

– Alterações hormonais;

– Uso de medicamentos (alguns anticoncepcionais, anabolizantes, anticonvulsivantes, medicamentos para Parkinson e Alzheimer, corticoesteróides (podem causar erupção acneiforme);

– Vitamina B12.

A acne na vida adulta deve receber tanta atenção e tratamento quanto a acne em qualquer outra fase da vida, pois seu impacto na saúde, impacto psicológico e impacto social podem ser intensos.