Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Dermatite Atópica

dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele de origem genética que pode se manifestar desde poucos meses de idade até mesmo na vida adulta.

Ela ocorre por um defeito na barreira de proteção da pele que deixa o portador de dermatite atópica mais susceptível a quadros irritativos por agressores ambientais, sejam eles substâncias irritativas, alergênicas, bactérias e uma diversidade de outras substâncias.

Na pele a dermatite atópica costuma se manifestar com maior frequências nas regiões de dobras com placas eritematosas (avermelhadas) e descamativas. O prurido (coceira) costuma ser um sintoma muito importante e perturbador para a paz do paciente que muitas vezes se escoria (machuca), fica agitado e tem até mesmo dificuldade para dormir.

Devido à coceira e escoriações a pessoa com dermatite atópica pode muitas vezes ter infecções na pele e precisar do uso de antibióticos.

Por todo esse distúrbio é que um bom tratamento deve ser estabelecido para se prevenir quadros de infecção e diminuir o impacto da doença na vida da pessoa com dermatite atópica.

Outro ponto importante de lembrarmos é que a dermatite atópica costuma ser mais intensa na infância e se tornar menos intensa na adolescência e vida adulta devido a um aumento da oleosidade e maturidade da pele. Contudo uma certa parcela dos pacientes podem continuar a ter quadros importantes de dermatite atópica na adolescência e vida adulta, porque a dermatite atópica é um doença com tratamento, mas sem cura, ou seja, a pessoa com dermatite atópica pode ter sua doença bem controlada, mas voltar a manifestar os sintomas em momentos de estresse ou momentos de descompensação.

O tratamento da Dermatite atópica envolver 2 grandes e importantes passos:

 

1 – mudança de hábitos e cuidados:

– se possível tomar somente 1 banho ao dia;

– o banho deve ser curto (<5min);

– a temperatura da água do banho deve ser morna a fria (evitar o quente);

– usar o mínimo possível de sabonete e preferir sabonetes específicos para pele sensível;

– lavar-se preferencialmente com as mãos (evitar buchas);

– preferir roupas de algodão (evitar lã e tecidos sintéticos);

– observar se algum alimento piora a coceira. Se houver essa relação, evitar esse alimento.

 

2 – uso das medidas de tratamento:

– hidratar a pele com cremes prescritos para recompor a barreira da pele 2 ou mais vezes ao dia;

– uso de sabonetes específicos para pele sensível;

– uso de medicamentos tópicos ou orais que podem ser necessários;

– podem ser necessários vários complementos a este tratamento como: antibióticos, prebióticos, imunomoduladores, etc e quem irá orientar quando e como usar todas essas opções será o dermatologista.

Principais dúvidas sobre Dermatite Atópica

A alergia ao suor é muito rara, em geral o suor é mais um irritativo. A coceira e irritação nas regiões de dobras costuma estar mais associada a dermatite atópica ou à miliária, mas alguns paciente podem realmente ter quadros que se manifestam somente quando suam.

A dermatite atópica não possui cura e sim controle. Com as medidas de cuidados e o tratamento é possível se obter um controle das manifestações e sintomas. No entanto é comum que a partir da adolescência os quadros de dermatite atópica comecem a melhorar muito. Isso porque na adolescência a pele começa a ficar mais oleosa e amadurecida pelos hormônios e isto aumenta a resistência a barreira cutânea, diminuindo ou até sumindo os sintomas de dermatite atópica.

Não existe nenhuma restrição a priori. A relação entre a dermatite atópica e a alimentação não é presente na maioria dos casos. Contudo há sim casos em que alimentos desencadeiam crises ou pioras. Nestes casos específicos estes alimentos devem ser excluídos ou evitados na dieta.

Infelizmente os testes sanguíneos e de contato tipo Prick-testes, Rast e semelhantes são pouco acurados em detectar alimentos causadores.

O melhor teste é o da exclusão e reintrodução no qual se identifica que ao ser introduzido um alimento causa a crise. Então ele deve ser afastado definitivamente.