Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Dermatite de Contato

Dermatite de contato

Como o próprio nome já diz a dermatite de contato é uma irritação da pele causada por contato. Mas contato com o que? Com substâncias irritativas e alergênicas.

A dermatite de contato é uma das dermatites protótipo dos quadros alérgicos (existem outras como urticária e erupções medicamentosas). Por estar relacionada à alergia ou irritação, tipicamente a dermatite de contato se manifesta com vermelhidão, descamação e coceira.

Fato interessante na dermatite de contato é que nos quadros iniciais ela costuma se restringir e respeitar a região de contato com a substância causadora. Assim uma alergia de produtos de limpeza costuma iniciar-se pelas mãos em uma pessoa que limpa sua casa ou no bumbum de uma criança que senta em um vaso sanitário com resíduos de produtos de limpeza, ou nas orelhas de uma pessoa que usa brincos e é alérgica a metais como níquel, ou no pescoço de uma pessoa que borrifa perfume neste local e é alérgica à essência desse perfuma, enfim, há muitas possibilidades.

Contudo, com o passar do tempo, caso a pessoa não identifique o agente causador a alergia pode ir se espalhando para regiões onde a substância causadora não tem contato, o que aumenta o desconforto e torna mais confusa a investigação.

Por isso é ideal que ao início dos sintomas você já procure um Dermatologista que ajudará na identificação do agente causal (se você já não souber) e também no tratamento.

Tratamento esse cujo principal fator para ser bem sucedido é a parada da exposição ao agente que causa a alergia, o que pode ser muito desafiador no caso de um pedreiro que tenha alergia aos componentes do cimento, ou um marceneiro que é alérgico ao pó de algumas madeiras, ou a manicure que é alérgica a esmalte e não pense que estes casos são raros, pois a dermatite de contato é muito comum em profissionais e substância a que são expostos.

Quanto ao restante do tratamento irá ajudar muito com cremes e medicações via oral para aliviar os sintomas e irritação, mas quase sempre que a pessoa voltar a se expor à substância que desencadeia a alergia, esta voltará a se manifestar.

Principais dúvidas sobre dermatite de contato

Sim! Desde a época das fraldas literalmente, pois é possível ter alérgia às fraldas. Podem ter alergia a produtos de limpeza no vaso sanitário, a perfume e uma série de outros produtos. E as crianças são mais susceptíveis a desenvolveram alergias quando expostas a substância alergênicas muito cedo. Por isso siga as orientações do pediatra ou dermatologista quando eles dizem que maquiagem, cosméticos e outros produtos devem ser evitados em crianças, pois as peles delas ainda não estão totalmente maduras e podem se sensibilizar mais facilmente.

Essa resposta poderia ser simples como: não entrando em contato com a substância que causa alergia. E seria simples se fosse fácil. Mas para uma faxineira evitar contato com produtos de limpeza ela deve ter um esforço diário como usar luvas e em apenas 1 dia que ela acidentalmente deixe um pouco de produto cair por dentro das luvas provavelmente será o suficiente para ter sintomas por vários dias ou semanas. Por isso grandes esforços e uma grande disciplina podem ser necessários para que a dermatite de contato não volte a dar problemas!

Sim! O teste de contato alérgico é o exame mais utilizados, contudo sozinho ele pode não ter muito significado, mesmo que venha com várias substâncias positivas. Para um exame efetivo, algumas suspeitas devem ser feitas e ter significância para o caso do paciente, pois um exame positivo para níquel pode não ter significado nenhum se o paciente não entre em contato com níquel. Assim você e seu médico devem fazer algumas suspeitas antes de proceder o exame para que então o resultado dele seja mais útil.