Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Dermatite Seborreica

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma irritação na pele causada pelo excesso de oleosidade. Ela tipicamente acomete as regiões mais oleosas da pele como a face, couro cabeludo, atrás das orelhas e tórax. Ocorre vermelhidão (eritema) e descamação, a pele pode ficar sensível e arder com estímulos que geralmente não causariam ardor. No couro cabeludo pode haver caspa e pústulas (bolinhas de pus).

A dermatite seborreica pode ocorrer em recém-nascidos e depois nos adolescentes e adultos, pois a oleosidade só está presente mediante estímulo hormonal que pode ocorrer nos recém-nascidos por resquícios de hormônios maternos e nos adolescentes a partir do momento que começam a produzir hormônios sexuais.

A dermatite seborreica costuma piorar com estresse e calor. Por isso há épocas do ano mais propícias à sua manifestação como verão (pelo calor) e inverno (pelos banhos muito quentes).

O tratamento em geral é feito com medicamentos tópicos e raramente é necessária medicação via oral, que se usada, costuma ser um prebiótico.

Principais dúvidas sobre dermatite seborreica

Caspa nas sobrancelhas, cabelos e peito? Descamação e pele vermelha nas regiões ao redor do nariz? Esses são sinais e localizações bem sugestivas de dermatite seborreica, assim como a piora desse quadro com estresse ou água quente.

A dermatite seborreica também costuma ter períodos de melhora e piora espontâneos

Apesar de todas essas dicas não tente se autodiagnosticar. Procure ajuda de um dermatologista que também vai lhe ajudar no tratamento

Sim! A Dermatite seborreica é a causa mais comum de descamação no couro cabeludo, contudo há outras possibilidades como a seboríase (um quadro entre a dermatite seborreica e a psoríase) e a psoríase que são outras doenças inflamatórias do couro cabeludo.

Outras doenças como micoses e alergias também pode causar descamação no couro cabeludo, portanto é necessário ter um diagnóstico corretor antes de iniciar qualquer tratamento. Procura ajuda de um médico.

A Dermatite seborreica costuma responder bem a tratamentos tópicos como xampus, loções e cremes com ativos que ajudem no controle da oleosidade, descamação e irritação. Muitas vezes a dermatite seborreica tem piora por presença de fungos presentes na pele, por isso pode ser necessário associar antifúngicos ao tratamento.

Casos mais resistentes ao tratamento de dermatite seborreica devem ser investigados para possíveis associações com outras doenças.