Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Herpes

Herpes

O Herpes é uma doença de pele causado por vírus existindo 2 formas principais:

 

– Herpes simples causados por vírus Herpes tipo I e II: é o tipo mais comum e no Brasil estima-se que cerca de 90% da população já tenha tido contato com esses vírus, embora nem todos possam ter tido sintomas.

O quadro é de vesículas (pequenas bolinhas de água agrupadas em com vermelhidão e ardência que podem acometer qualquer parte da pele, mas são mais comuns na boca e região genital.

Não existe vacina e o tratamento é com antivirais orais.

 

Herpes Zoster causado por vírus varicela-zoster (o mesmo vírus da catapora), por isso todos que tiveram catapora na infância têm risco de desenvolver Herpes Zoster na vida adulta em momentos de baixar de imunidade ou na terceira idade.

O quadro costuma ser muito mais intenso que do Herpes simples com placas vermelhas e grande quantidade de vesículas em uma região delimitada do corpo que corresponde a região de um nervo, por isso costuma ser acompanhado de dor importante que, se não tratada, pode deixar sequelas.

Existe vacina, sendo que na infância é recomendada a vacina da catapora ou varicela e nos idosos é recomendada a vacina do Herpes Zoster.

O tratamento é feito com antivirais em altas doses e podem ser necessários medicamentos para dor e para evitar as sequelas.

Principais dúvidas sobre herpes

Não. Uma vez que se tenha contato com o Herpes ele pode ficar latente no organismo por décadas e se manifestar somente em momentos de baixa da imunidade, pode nunca mais se manifestar ou pode se manifestar algumas vezes ao longo da vida.

O tratamento visa diminuir a duração e intensidade das manifestações e pode contar com antivirais durante as crises ou mesmo fora delas se elas foram muito frequentes.

Em geral sim, pois se manifesta e costuma resolver em poucos dias ou até 2 semanas, bastando que se uso o tratamento recomendado e deixando que o seu organismo resolva a infecção.

Contudo são relatadas como possíveis complicações a disseminação do Herpes com quadros cutâneos como o eczema herpético, quadro oculares com lesões definitivas à retina e até mesmo quadros de meningite por Herpes.

Portanto o ideal é que a doença seja tratada.

É quando o paciente apresenta 6 ou mais crises de Herpes por ano. Neste casos está indicado não só o tratamento durante as crises, mas também um tratamento chamado profilático ou preventivo mesmo quando a pessoa está sem sintomas justamente para tentar evitar que os manifeste.