Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Micose

micose

As micoses são doenças de pele e até de outros órgãos causadas por fungos. Os fungos envolvidos podem ser diversos e abranger desde fungos naturalmente presentes em nossa pele, como adquiridos seja do meio ambiente, de outras pessoas e até animais.

As micoses podem acometer qualquer região da pele e, de acordo com a região, podem ter diferentes manifestações e sintomas, mas em geral são sintomas comuns:

– descamação;

– prurido (coceira);

– formação de placas com bordas crescênticas;

– vermelhidão.

A depender do sítio acometido o tratamento pode ser simples ou bem complexo. Por exemplo as micoses de unha ou onicomicoses e as micoses dos cabelos ou tinea capitis costumam necessitar da combinação de tratamentos antifúngicos tópicos e orais e demorem meses para se resolverem.

Micoses mais comuns como as dos pés, conhecidas como pés de atleta ou tinea pedis, as da virilha conhecidas como tinea cruris e as do corpo conhecidas como tinea corporis ou outra forma como pitiríase versicolor, costumas ter o tratamento na maioria das vezes mais fácil, embora alguns casos possam ser resistentes ou recidivantes.

Os fungos gostam de ambientes quentes, úmidos e fechados, por isso medidas secativas podem ajudar no tratamento. O tratamento pode envolver tratamento tópicos, orais e até a laser, a depender de cada caso.

Principais dúvidas sobre micoses

O pano branco é um nome popular para doenças de pele que produzem manchas claras ou brancas na pele e em geral esse termo é muito usado para descrever manchas arredondadas, descamativas e claras no dorso e tronco anterior. Neste caso pode sim se tratar de uma micose chamada pitiríase versicolor, mas o correto diagnóstico só poderá ser feito com uma análise mais detalhada por um Dermatologista.

A micose das unhas ou onicomicose é uma infecção fúngica que acomete as unhas, sendo mais frequente nas unhas dos pés e cuja evolução costuma ser longa.

O tratamento das micoses de unha idealmente deve ser baseado na identificação do fungo da unha através de exames como micológico direto e cultura para fungos. Porém esses exames possuem uma alta taxa de falha na detecção da presença de fungos, sendo às vezes necessária a coleta do exame repetidas veze até que se detecte a presença do fungo. Portanto é comum que iniciemos o tratamento baseados apenas nas alterações visíveis e não em exames, o que chamamos de tratamento empírico.

Os tratamentos das micoses de unha envolvem antifúngicos tópicos e/ou orais e medidas higiênicas como o corte da unha desvitalizada e acometida, lixamento e higienização antes da aplicação das medicações.

Este tratamento pode demorar meses a até mais de ano para que a unha volta ao normal, logo é necessário ter paciência e persistência no tratamento.

Uma aceleração dos resultados pode ser obtida com a associação de laseres ao tratamento das unhas, devendo-se sempre lembrar que o laser isolado é incapaz de levar à cura.

As micoses de unhas ou onicomicoses costumam ser mesmo de difícil tratamento, por isso, é necessário rever se as medicações, a forma de aplicá-las e a duração do tratamento foram suficientes para se obter resultados.

Além disso alguns fatores podem dificultar mais os resultados como o paciente ser diabético, ter problemas circulatórios nas pernas, ter as unhas muito espessadas, dentre outros fatores.

Devemos ainda lembrar que, em casos muito resistentes, se faz mais necessário a coleta de exames micológicos diretos e culturas para fungos para se certificar de realmente se trata de micoses nas unhas e não outras alterações que podem evoluir com anormalidades nas unhas, mas que não apresentam fungos.