Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Verruga

Verruga

As verrugas são alterações da pele causadas por um vírus da família dos HPVs (Human papilomavírus). Em geral costumam ser pequenas protuberâncias na pele, às vezes planas, às vezes papilomatosas (forma de couve-flor), queratósicas (ásperas e ressecadas) que podem acometer quaisquer partes da pele, mesmo nas regiões genital, oral, palmas, plantas, couro cabeludo e até mesmo embaixo das unhas.

Por serem causadas por vírus são transmissíveis tanto de um local para outro na mesma pessoa, quanto de uma pessoa para outra.

Esse é um dos motivos de ser indicado o tratamento das verrugas. Outra indicação é que as verrugas que permanecem por muito tempo, que sofram pequenos traumas locais, que a pessoa costuma cutucar e em regiões de atrito, podem sofrer modificações com o tempo e em algum momento haver uma transformação em câncer de pele.

Por isso não despreze as verrugas. Busque tratamento quanto ainda estiverem pequenas e pouco numerosas.

Principais dúvidas sobre Verrugas

Embora todas as verrugas verdadeiras sejam causadas pelos vírus HPV, elas não são todas iguais. Existem muitos tipos de vírus HPV e alguns têm maior preferências por alguns locais do que outros. Assim as verrugas genitais costumam ser causados por alguns subtipos de HPV e há até mesmo alguns subtipos com maior tendências a malignização como os subtipos 6,11, 16 e 18, para os quais existe vacina que deve ser dada ainda na infância.

Em outras regiões do corpo existem outros subtipos.

Ainda há o fato de que as verrugas genitais são consideradas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), enquanto verrugas em outros locais não.

De qualquer forma todas as verrugas devem ser tratadas e os tratamentos são de muito tipos. Isso porque as verrugas podem ser resistentes e cada pessoa reage de uma maneira a determinado tipo de tratamento, o que faz com que o tratamento das verrugas seja extremamente individualizado.

Alguns exemplos de tratamentos para verrugas são:

-uso de ácidos em domicílio (cauterização e lixamento domiciliares)

-curetagem

-cauterização química

-cauterização elétrica

-crioterapia

-podofilina e podofilotoxina

-Cantaridina

-imiquimod

-exérese tangencial e eletrocoagulação

A resposta é: procura um dermatologista. Isso porque as “verruguinhas” no pescoço e axila podem até ser verrugas verdadeiras, mas existe a possibilidade de serem pólipos cutâneos ou acrocórdons e, portanto, o tratamento é diferente.

Nós, Dermatologistas, não orientamos o uso domiciliar destes dispositivos de congelamento de verrugas pelo próprio paciente devido a diversos riscos como:

-o paciente não tem obrigação de saber exatamente o que é uma verruga verdadeira e o que pode ser outra lesão de pele, talvez até um câncer;

-caso uma lesão que não é verruga seja incorretamente queimada pode haver riscos para a saúde do paciente;

-o paciente não tem obrigação de saber a intensidade da queimadura que precisa produzir para queimar uma verruga e pode causar lesões sérias por queimaduras acima do esperado.

Por isso não se automedique com esses dispositivos. O seu Dermatologista poderá usar equipamentos mais potentes e mais precisos se for necessário, mas não irá fazer isso em lesões que não sejam realmente verrugas e nem irá causar danos excessivos e desnecessários.