Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Dermatologia Estética

Harmonização facial

Esse nome tão banalizado na atualidade tem até assustado algumas pessoas que vêem na televisão casos de famosos que fizeram “harmonização facial” e ficaram muito estranhos, para não dizer descaracterizados ou até desfigurados. Mas essa não é a verdadeira harmonização facial.

 

Devemos resgatar o conceito puro, verdadeiro e original de harmonização facial que simplesmente é tornar o rosto mais harmônico em seu conjunto, ou seja, lançamos mão de procedimentos diversos que tornarão as características mais bonitas do seu rosto mais evidentes e disfarçarão ou resolveram características que não harmonizam com SEU ROSTO.

 

Para isso podemos ou não fazer uso do Botox, preenchedores de ácido hialurônico, com ou sem a técnica de MD codes, bioestimuladores e/ou ultrassom microfocado.

 

O que vai dizer se você precisa de um destes tratamentos, da associação de mais de um ou de um combinação mais ampla, será justamente a necessidade de se obter um resultado natural e harmônico que mantenha suas características bonitas mais marcantes sem descaracterizar o conjunto da sua face.

 

É neste tipo de procedimento que vemos o lado mais artístico do Dermatologista que deve agregar mais beleza com harmonia e naturalidade Á SUA FACE. Por isso você deve escolher um Dermatologista que tenha um estilo de trabalho que lhe agrade, ou seja, um profissional com um toque de arte.

Principais dúvidas sobre harmonização facial

A harmonização facial é um procedimento muito, mas muito personalizado mesmo.

Portanto em rostos femininos o objetivo é valorizar as características femininas como maçãs do rosto bem desenhadas, sobrancelhas arqueadas, lábios proporcionais e mais carnudos que os masculinos e desenho de mandíbula mais suave que o masculino.



Para isso podemos lançar mãos de botox, preenchedores, bioestimuladores, skinbooster ou ultrassom microfocado a depender de cada caso.



Contudo existem pacientes femininas com sobrancelhas retificadas (uma característica mais associada ao gênero masculino), mas que optamos por não mudar, pois esta posição das sobrancelhas é muito marcante naquele rosto, ou seja, temos de saber respeitar as peculiaridades de cada face.



O mesmo é válido para cada uma das características e até mesmo gostos pessoais de cada paciente que devem ser respeitados na harmonização facial bem executada.

A harmonização facial masculina em geral busca resultados ainda mais naturais que a feminina.

Pontos marcantes da face masculina são sobrancelhas retificadas, fronte plana, nariz maior em relação ao todo do rosto, maçãs do rosto mais planas, lábios menos volumosos em relação aos femininos, mandíbula forte com ângulo reto e linhas bem marcadas, queixo mais largo, enfim, inúmeras características que podem ser mais reforçadas ou amenizadas com a harmonização facial afim de tornar o rosto mais jovem, mais masculino e/ou mais harmônico.



Para isso podemos lançar mãos de botox, preenchedores, bioestimuladores, skinbooster ou ultrassom microfocado a depender de cada caso.



Também devemos lembrar que, assim como é verdade na harmonização facial feminina, características muito marcantes no rosto do paciente devem ser respeitadas, como por exemplo um homem com maçãs do rosto mais proeminentes. Assim não é desejável mudar essa característica se ela for satisfatória e harmônica ao rosto daquele paciente.

Nos pacientes em afirmação de gênero o trabalho de harmonização facial costuma ser dos mais desafiadores e necessitar do uso de todos os recursos com máxima técnica e arte.



Para isso é comum lançarmos mãos do uso de botox, preenchedores, bioestimuladores, skinbooster ou ultrassom microfocado a depender de cada caso.



Como em geral se deseja evidenciar características de um gênero e diminuir a presença de características de outro gênero, as mudanças no rosto em harmonização facial para afirmação de gênero costumam ser mais significativas.



Aí vem uma dica importantíssima: O ideal é fazer um planejamento em que essas mudanças sejam produzidas com os procedimentos passo a passo ao longo do ano, não tentando resolver tudo numa tacada só. Isso produzirá mais resultados, mais satisfação, sem mudanças grosseiras e abruptas e também com menores riscos.