Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Dermatologia Estética

Toxina Botulínica (Botox)

O famoso Botox é uma marca de toxina botulínica! Como Coca-cola, Fanta e Guaraná Antártica são marcas de refrigerantes. Existem outras marcas de qualidade liberadas pela ANVISA no Brasil como: Dysport, Xeomin, Prosigne, Botulift e Botulim. O Botox é um tratamento já consagrado e seguro na Dermatologia.

Os objetivos do tratamento com Botox são:

– diminuir rugas;

– melhorar elevação das sobrancelhas e abertura ocular;

– melhorar o contorno facial e desenho da mandíbula;

– tratar “pés de galinha”;

– tratar a “cara de bravo”;

– tratar as linhas de expressão da testa;

– tratar sorriso gengival;

– tratar bruxismo;

– tratar excesso de suor (hiperidrose);

– tratar enxaquecas e dores de cabeça tensionais;

– tornar pescoço mais feminino (para alongar e afinar pescoço para casamento ou para mulheres trans).

 

O Botox funciona bloqueando a contração muscular excessiva e a secreção de glândulas sudoríparas, assim consegue diminuir rugas, tensão e sudorese. Esse bloqueio é temporária e a duração pode variar em média entre: 3 meses para relaxamento e tensão, 4 a 5 meses para rugas e 10 a 12 meses para sudorese.

Principais dúvidas sobre Botox

Cada médico pode ter sua preferência de marca e usar toxinas de acordo com o tratamento que quer obter Existe também a possibilidade de alguns pacientes terem resultados melhores com determinada toxina que outra, por isso se você já fez alguma aplicação que não gostou ou acha que não funcionou direito, não desista! Apenas tente trocar de marca. Pode ser isso!

Viciar como álcool, cigarro e outras drogas não! Mas quem não gosta de ficar mais bonito, não é mesmo?!



Eu sempre falo para meus pacientes que o que eles e elas viciam é em ficar com o rosto com menos rugas e com a cara “mais descansada”. Então assim que o botox passa, todos querem voltar e repetir logo.

É como viciar em exercícios físicos. Algo que te faz bem!

Na literatura médica existe sim resistência ao Botox, mas ela é muito rara.

O mais comum é a aplicação de doses inadequadas, algo ter diminuído o efeito do botox (uso de alguns medicamentos pode causar isso), ou você ter melhor resultado com uma marca do que outra.

Portanto o melhor a fazer é discutir com seu médico essas possibilidades e descartar essas possibilidades antes de dizer que você tem resistência.

Isso pode variar de acordo com qual tratamento foi feito com o Botox e conforme características individuais, além do nível de exercícios físicos que você pratica, mas em média as durações são de:

– 3 meses para relaxamento e tensão;

– 4 a 5 meses para rugas;

– 10 a 12 meses para sudorese.

Você deve lembrar que algumas pessoas tem duração maior e outras menor, portanto esses números são médias.

Um fator importante é que pessoas que praticam muita atividade física e atletas tem em geral menor duração do Botox, assim como de preenchedores (saiba mais) e outros tratamentos.