Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Hemangioma

Hemangioma

O hemangioma é um tumor vascular benigno muito comum em recém-nascidos e crianças.

Ele se caracteriza por uma mancha de nascença ou nódulo de cor vinhosa ou de framboesa que pode crescer ao longo das primeiras semanas ou meses de vida. Depois disso costuma se estabilizar e ao longo dos primeiros anos de vida costuma regredir.

Embora seja benigno, eventualmente pode ser necessário tratamento, seja porque a lesão cresceu muito, seja porque apresenta algum sintoma, ou mesmo pelo incômodo estético que causa nos pais.

Nestes casos existem alguns tratamentos possíveis como:

– medicações tópicas;

– medicações via oral;

– laseres;

– muito raramente cirurgia vascular;

A decisão de se é necessário tratar um hemangioma e qual o tratamento adequado é geralmente tomada em conjunto pelos pais e seu dermatologista de confiança.



Principais dúvidas sobre Hemangioma

Em geral não! A maior parte dos hemangiomas acaba por regredir nos primeiros anos de vida sem quaisquer repercussões à saúde da criança.

Alguns raros casos de hemangiomas gigantes, ou em regiões específicas ou que apresentem sintomas podem ter complicações e, então ser necessário um tratamento.

Quadros de necrose do hemangioma ou hemangiomas cujo crescimento pode atrapalhar a respiração, o desenvolvimento da criança ou hemangiomas com comprometimento cerebral são possíveis complicações, embora sejam muito raras.

Sim! Mas não é comum que eles apresentem sangramentos espontâneos. Caso isso ocorra a criança deve ser levada para avaliação médica imediatamente.

O mais comum é que sangramentos ocorram após traumas acidentais na lesão e, nestes casos, também é recomendável uma avaliação médica imediata.

Alguns sim, outros não!

A maioria dos hemangiomas apresentam uma regressão espontâneo nos primeiros anos de vida da criança. Os hemangiomas que não tiverem essa evolução podem ser elegíveis de tratamento, mas mesmo com uso dos tratamentos disponíveis na atualidade há hemangiomas que não podem ser totalmente eliminados.