Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Fotofinder e Mapeamento Corporal

fotofinder e mapeamento corporal

O mapeamento corporal, conhecido às vezes pela marca de um aparelho usado para sua execução, o Fotofinder, é um exame preventivo baseado em fotos panorâmicas (macroscópicas) do corpo do paciente e fotos detalhadas microscópicas das pintas (nevos).

Com essas fotos podemos detectar precocemente lesões suspeitas e acompanhar fotograficamente a evolução de lesões que foram documentadas, assim como verificar se novas lesões surgiram após um período de acompanhamento. Isso tudo através da comparação com as fotos prévias.

Este exame é muito válido tanto para evitar remoção desnecessária de pintas, quanto para melhorar a taxa de acerto na remoção de pintas suspeitas, poupando o paciente de cicatrizes e cirurgias desnecessárias.

Principais dúvidas sobre fotofinder e mapeamento corporal

Não! O Exame é composto de fotos apenas, tanto macroscópicas quanto microscópicas com câmeras, lentes e luzes especiais, portanto é indolor, mas costuma ser demorado e um pouco cansativo.

Não existe preparo como jejum ou medicamentos, mas para a melhor realização do exame é necessário:

 

– que o paciente vá ao exame com tempo (não marcar compromissos em seguida);

– que evite tomar sol 1 mês antes do exame, pois a pele bronzeada pode alterar o exame;

– que vá com biquini ou sunga ou roupas íntimas fáceis de serem removidas caso necessário;

– caso tenha muitos pelos corporais é recomendável os pelos sejam aparados antes do exame para não atrapalhar a detecção e fotografia de algumas pintas (não é necessária depilação e sim apenas aparar os pelos com máquina por exemplo);

– caso tenha exame anterior, trazê-lo para comparação com o exame que será realizado;

– caso tenha biópsias prévias de pintas, trazê-las para serem avaliadas pelo médico que realizará o mapeamento corporal.

A interpretação do laudo do exame de mapeamento corporal ou fotofinder é complexa e deve ser feita em conjunto com o médico que indicou, solicitou ou realizou o exame.

Isso porque o laudo pode sugerir remoção imediata de pintas, ou acompanhamento em períodos diferentes e pintas diferentes podem ter indicações diferentes.

Além disso o médico que solicitou o exame tem a decisão final em conjunto com você se irá seguir ou não uma recomendação de remoção ou de seguimento de uma pinta que foi feita no laudo do exame.

Portanto não tente interpretar o exame sozinho. Procure a ajuda do médico que o solicitou ou do médico que o laudou.