Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Gordura localizada e Criolipólise

Gordura localizada e Criolipólise

A gordura localizada é um incômodo para muitos pacientes.

Ela pode acometer a papada, tórax, abdômen, braços e coxas e costuma resistir mesmo em pacientes que estejam no peso adequado.

O melhor tratamento para gordura localizada é sim a combinação de dieta balanceada e exercícios físicos. Mas e quando o paciente já fez isso e está com um peso adequado, mas mantem gordura localizada?

Bem, então este é o paciente ideal para os tratamentos de gordura localizada, pois esses tratamentos não fazem o paciente perder peso, apenas tratam focos de gordura resistentes.

E quais são estes tratamentos?

– aplicação de enzimas lipolíticas (que dissolvem a gordura no local da aplicação);

– ultrassom cavitacional ou macrofocado;

– criolipólise (congelamento da gordura localizada;

– lipoaspiração (realizada por cirurgiões plásticos).



É importante lembrar que ganhos de peso durante ou após esses tratamentos podem acarretar em falha do tratamento e volta da gordura localizada.

Principais dúvidas sobre Gordura localizada e Criolipólise

O tratamento aprovado para gordura localizada é a aplicação de ácido deoxicólico, também chamado de ácido desoxicólico ou na sua forma de desoxicolato de sódio.

Essa substância deve ser aplicada por injeção na região subcutânea (onde fica a gordura) em sessões mensais e pode produzir uma reação inflamatória leve no local com calor e dor locais.

Os resultados costumam vir após cerca de 3 a 5 sessões.

As reações mais comuns à aplicação de ácido desoxicólico são:



– dor local

– eritema ou vermelhidão

– inchaço ou edema

– hematoma ou equimose

– coceira ou prurido

A criolipólise é um procedimento feito através de aparelhos específicos para realizá-lo com segurança. As marcas mais conhecidas são o CoolSculpting e o Cool Tech.



O procedimento consiste no acoplamento da ponteira do aparelho na região da gordura localizada. O aparelho irá fazer um vácuo que puxará levemente a gordura a ser tratada pelo aparelho e então se iniciará o processo de resfriamento.



O resfriamento leva a temperaturas abaixo de 0ºC, mas a pele fica protegida desse dano térmico por uma manta protetora.



Depois que o tratamento termina o congelamento da gordura promoverá a reabsorção dessa gordura pelo organismo ao longo dos próximos 3 meses, quando então o paciente verá o resultado final.