Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Nevus, Pintas e Sinais

Nevus, Pintas e Sinais

As pintas ou sinais são os nomes populares para o que nós médicos chamamos de nevos.

Eles nada mais são que aglomerados de células de pigmento da pele em algumas áreas. Podem ocorrer em quaisquer regiões da pele desde o couro cabeludo até a planta dos pés, passando pelas mucosas do olho, boca, genitais e até pelas unhas.

Os nevos podem ser de nascença ou surgir ao longa da vida e, em sua maioria, não apresentam risco para a saúde. Contudo é importante saber que uma pequena porcentagem deles podem sofrer transformação em câncer de pele, mas alguns sinais servem de alerta para isso (saiba mais).

Estes nevos com alterações devem ser removidos cirurgicamente e enviados para exame.

Além disso podem haver pintas que causam incômodo estético para os pacientes, seja pela localização, sejam por serem papulosos (serem saltados, sobrelevados), coçarem ou em áreas de atrito.

Nestes casos também está indicada a remoção cirúrgica que é feita com anestesia local, seguida por sutura e curativo. Essas retiradas costumam ser bem tranquilas e simples.

Se você tem dúvidas sobre se alguma pinta é suspeita ou gostaria de remover alguma, procure seu dermatologista.

Principais dúvidas sobre Nevus, Pintas e Sinais

Sim! Em geral qualquer procedimento de remoção de lesões de pele pode deixar cicatrizes e a cicatriz irá depender da localização, tamanho e técnica de retirada da lesão, bem como de como o organismo do indivíduo costuma produzir o processo de cicatrização. Na maioria dos casos a cicatriz resultante costuma ser discreta.

Sim! As lesões removidas da pele, mesmo quando se tem somente sinais de benignidade, devem passar por exame anátomo-patológico de confirmação para a segurança do paciente e também do médico. Médicos com mais experiência e anos de carreira costumam sempre ter casos para relatar em que uma lesão inocente que removeram veio com um resultado de exame surpreendente.

Em geral nós médicos não recomendamos a remoção indiscriminada de pintas, sinais ou nevos. Para maior segurança do paciente e também para seu menor sofrimento de não ter que passar por inúmeras cirurgias de remoção, indicamos um exame prévio à cirurgia que pode selecionar as pintas, sinais e nevos com maior indicação de retirada para exame preventivamente.

Esse exame se chama mapeamento corporal com dermatoscopia ou Fotofinder.

Fazendo esse exame previamente é possível diminuir o número de pintas, sinais ou nevos a serem retirados e aumentar a taxa de acerto de retirada de lesões mais suspeitas.