Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Terapia Fotodinâmica

terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica também conhecida como PDT (sigla em inglês para Photodynamic therapy) é uma terapia muito interessante e moderna para tratamento de queratoses actínicas, campo de cancerização e alguns tipos de câncer de pele.

A terapia fotodinâmica PDT é uma combinação de medicação tópica que é aplicada na região da lesão que desejamos tratar, que reage com a lesão e depois é ativada por uma luz especial.

A reação da luz com o medicamento dentro da lesão promove a destruição das células alteradas sem danificar as células sadias. É, por isso, um tratamento moderno e direcionado com danos controlados.

Principais dúvidas sobre Terapia Fotodinâmica

Sim! É um tratamento doloroso, pois a reação da droga com a luz dentro das células promovendo a destruição da lesão costuma ser dolorosa, mas nos utilizamos de resfriamento e pausas na sessão para controle da dor, tornando o tratamento mais tolerável.

Sim, mas não em todos. Apenas alguns tipos de câncer de pele podem ser tratados com PDT. São eles os carcinomas basocelulares superficiais e os carcinoma espinocelulares “in situ”. Para se ter certeza de que a lesão que pretendemos tratar é de um desses tipos é necessária uma biópsia da lesão para exame confirmatório.

Para lesões benignas como queratoses actínicas e campos de cancerização, em geral indicamos apenas 1 sessão. Para cânceres de pele indicamos 2 sessões com intervalo de 15 a 30 dias. Depois dessas 2 sessões pode ser feita uma nova biópsia para confirmação da cura.