Dr João Paulo Junqueira

Home / Tratamentos / Dermatologia Estética

Tratamento de Melasma

O melasma é uma doença de pele que produz manchas mais comumente no rosto, mas pode acometer também outras áreas do corpo expostas ao sol. Ele pode se iniciar na gravidez (chamado de cloasma gravídico) ou após uma exposição solar descuidada, um laser muito forte ou o uso de pílulas anticoncepcionais. Acomete muito mais mulheres que homens e tem uma estreita relação com exposição ao sol.

Ele é uma doença crônica, portanto sem cura, mas a boa notícia é que contamos com inúmeros tratamentos hoje em dia, tais como:

– Peelings Químicos Faciais (saiba mais)

– Microagulhamento (IPCA) com Drug-delivery (saiba mais);

– Laseres (saiba mais);

– MMP (microinjeção de medicação na pele) (saiba mais);

O que você deve ter em mente é que, em geral, depois de você fazer todos esses tratamentos deve manter um cuidado e uma rotina domiciliares que previnam a recidiva do melasma, porque, mesmo tendo clareado, ele pode escurecer novamente muito rapidamente ao menor descuido.

Principais dúvidas sobre melasma

O melasma é uma doença de pele que piora com sol, hormônios, inflamação e procedimentos agressivos, portanto os tratamentos do melasma devem ser menos agressivos.

Para isso o ideal é dividir o tratamento em várias etapas usando pouco potência em cada uma.

Portanto o ideal é combinar peelings, microagulhamentos, laser em sessões mensais leves a moderadas, mas nunca intensas, pois isso pode produzir um efeito rebote com piora do melasma.

Não! De jeito nenhum! Você estará jogando tempo e dinheiro no lixo. Isso porque mesmo o melhores e mais caros tratamentos para melasma não serão capazes de manter os resultados satisfatórios se você parar os cuidados que tem que ter diariamente em casa para evitar a piora ou recidiva do melasma

Essa pergunta é uma pegadinha e a resposta é:

A época em que você for se comprometer a manter os cuidados em casa e não se expor ao sol sem proteção.

Isso porque muito se fala que a melhor época é o inverno por ter menos sol, mas se você mora num país como o Brasil sabe que aqui existem dias de sol forte mesmo no inverno.

Portanto o que importa mesmo é você optar e decidir não se expor ao sol, seja no inverno, verão, outono ou primavera.

Então seu tratamento poderá obter sucesso em qualquer época do ano.