Dr João Paulo Junqueira

Toxina botulínica

Neste artigo você vai saber mais sobre

Certamente você já ouviu falar sobre a toxina botulínica ou ao menos deve conhecer alguém que faz ou já fez uso dessa substância. 

Popularmente conhecida como “Botox” (nome de uma marca da mesma substância), a toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado por cirurgiões plásticos e dermatologistas. 

Origem da toxina botulínica 

A origem da toxina botulínica se dá por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz uma substância causadora de uma doença chamada botulismo, quase não existente nos dias de hoje, que provoca paralisia na musculatura do corpo. 

Para ser utilizada em tratamentos estéticos, a toxina é purificada em laboratório, ou seja, ela é extraída da bactéria. 

Para o tratamento dermatológico, utiliza-se uma dose segura e que não causa o botulismo, já que o que se injeta não é a bactéria em si, mas somente a toxina. 

Por causar paralisia, alguns médicos começaram a utilizar essa toxina para tratamentos de contraturas musculares e outros problemas de saúde; até que certo dia, um oftalmologista usou essa toxina para tratar de um espasmo na região da pálpebra de um paciente, e, ao conseguir paralisar esse espasmo, percebeu também que o aspecto das rugas melhorou. 

Efeitos benéficos da aplicação de toxina botulínica 

A toxina botulínica diminui o excesso de linhas de expressão e suaviza rugas. Ao relaxar a musculatura, menos rugas são produzidas, fornecendo um ar de rosto descansado e mais jovem ao paciente. 

Com ela, é possível tratar diversos pontos do rosto, tais como: 

  • Linhas na testa; 
  • Rugas de bravo (a) 
  • Pés de galinha; 
  • Rugas no nariz; 
  • Rugas em volta da boca; 
  • Melhorar o contorno facial; 
  • E mais.  

O tratamento pode ser utilizado, também, de forma preventiva, evitando o surgimento de marcas de expressão. 

Contraindicações de uso 

As contraindicações são raras; em geral, a aplicação não é indicada para pessoas que possuem doenças neurológicas que afetam os músculos como, por exemplo, a doença miastenia gravis

Para pessoas que portam doenças como essa, que já paralisam os músculos, não se usa a toxina para não paralisar ainda mais. 

Aplicações de toxina botulínica na Dermart 

Na Dermart, as aplicações de toxina botulínica são personalizadas, ou seja, variam conforme cada paciente e suas necessidades. Os pacientes adquirem o tratamento, e não a quantidade da substância a ser aplicada. 

Após o primeiro atendimento, define-se como o procedimento será realizado e a quantidade de toxina adequada para cada caso.  

Então, agendam-se as sessões do tratamento, que normalmente ocorrem em duas etapas. 

O tratamento feito em duas etapas de aplicação visa melhor naturalidade nos resultados, evitando-se uma aparência de rosto paralisado. 

Na primeira etapa, são tiradas algumas fotos do paciente na clínica, passa-se anestésico na região a ser tratada e é feita a primeira aplicação.  

A segunda etapa ocorre após cerca de duas semanas, quando o(a) mesmo(a) paciente retorna para ser reexaminado(a) e, caso sinta necessidade, é feita uma segunda aplicação para complementar.  

Agende sua consulta e saiba mais 

Para mais informações, agende sua consulta clicando aqui. Aqui, os melhores e mais modernos tratamentos em dermatologia estética, clínica, oncológica e tricologia são pensados e realizados pelo seu bem-estar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *